Avaliação Urodinâmica – URO SP

Saúde

Avaliação Urodinâmica

É o exame realizado para avaliação funcional do trato urinário inferior (bexiga e uretra). Através de sondas na uretra e no reto, este exame avalia através de pressões do abdome e da bexiga o funcionamento do enchimento e do esvaziamento da bexiga. Além disso pode verificar quadros de incontinência urinária por esforço (tosse, por exemplo) ou por urgência (contração involuntária do músculo da bexiga associado a perda urinária).

Imagem Avaliação Urodinâmica

A primeira fase do exame é denominada urofluxometria. Esta consiste na simples micção em um recipiente que repousa sobre o fluxômtero (uma espécie de balança que transforma a variação do peso da urina em fluxo urinário). Em seguida procede-se a colocação das sondas acima citadas e de um breve exame neuro-urológico para poder iniciar a fase da cistometria. Durante esta realiza-se o enchimento da bexiga com o auxílio de soro fisiológico e avalia-se algumas características da bexiga além de incontinência urinária. Ao final do enchimento, com o paciente apresentando forte desejo de urinar, faz-se a fase do estudo miccional. Nesta fase o paciente urina com a presença das sondas e o médico avalia se a micção se dá de forma normal ou alterada.

Após o exame é normal o paciente apresentar alguns sintomas, que o médico deve explicar sobre o surgimento dos mesmos. É comum a prescrição de um antibiótico em dose profilática ao término do exame (para evitar infecção urinária).