Urologia Feminina – URO SP

Saúde

Urologia Feminina

É uma sub-especialidade da urologia que trata doenças do trato genital e urinário feminino, também conhecida como uroginecologia. As principais patologias tratadas são a incontinência urinária (perda urinária) e os prolapsos dos órgãos pélvicos (bexiga baixa e saída do útero pela vagina, por exemplo).

Imagem Urologia Feminina

Além da avaliação com história clínica e exame físico, um dos exames mais utilizados para ajudar na propedêutica desses casos é a avaliação urodinâmica, exame que avalia funcionalmente o trato urinário inferior (bexiga e uretra).

A incontinência urinária (qualquer perda urinária pela uretra) ocorre em até 45% das mulheres. Os fatores de risco para tal problema incluem, dentre outros, idade, quantidade de gestações, quantidade e tipo dos partos, menopausa e obesidade.

A incontinência urinária pode ser tratada com medicação ou cirurgia, a depender do tipo de perda urinária que a paciente apresenta.

Os prolapsos também compactuam dos mesmos fatores de risco da incontinência urinária e podem ser tratados de maneira mais conservadora ou com cirurgias, seja por via abdominal ou por via vaginal.