Cólica Renal - URO SP

Saúde

Cólica Renal

A cólica renal é uma das patologias mais comuns em urologia. Corresponde a cerca de 5% de todos os atendimentos em pronto-socorro.

Os cálculos urinários, quando localizados dentro do rim, não costumam causar dor. A partir do momento em que eles migram para o ureter (canal que conduz a urina produzida no rim até a bexiga), ocasionam aumento da pressão dentro da via coletora renal, o que desencadeia um quadro álgico intenso, que obriga o paciente a procurar auxílio médico.

Imagem Cálculo Renal

Habitualmente causada por cálculo ureteral, a cólica renal é caracterizada por forte dor lombar que pode irradiar para o abdômen, testículos nos homens ou vagina na mulher. Associa-se a vômitos e dificuldade miccional.

O tratamento inicial envolve controle do quadro doloroso, normalmente com uso de anti-inflamatórios. Pode ser tão intensa a dor que pode ser necessário utilizar morfina.

A investigação diagnóstica exige a realização de exames de imagem e outros no sangue e na urina. A tomografia computadorizada é aquele que melhor define o diagnóstico e a conduta a ser tomada.

O tratamento poderá ser conservador, com analgésicos e alfa bloqueadores para auxiliar na eliminação espontânea do cálculo. Nos casos em que o cálculo é grande ou quando não há melhora na dor ou há qualquer sinal de infecção indica-se o tratamento cirúrgico endoscópico para retirada do cálculo.

Temos uma equipe com grande experiência no tratamento de cálculos renais e ureterais. Estamos à disposição para resolvermos o seu problema de forma segura e eficaz!